sábado, 16 de abril de 2011

"Minha Formação" - Primeiras Impressões






Minha Formação de Joaquim Nabuco foi o primeiro livro da bibliografia do CACD que eu li. É um livro curto com menos de duzentas páginas, de leitura rápida, envolvente, prazerosa e muito informativa. É livro de se ler em menos de uma semana. Difícil é fechá-lo depois de aberto. Como quero que todos os outros livros da bibliografia me dêem essa primeira impressão.

Acima de qualquer coisa trata-se de um manual de História do Brasil, revelando nuances de momentos históricos que os livros de história não mostram. A constante referência a datas e nomes ajudam a entender e contextualizar os momentos em questão. Talvez tenha tido essa impressão por ter acabado de ler o Manual de História pouco antes de começar a ler Nabuco.

Dos elementos presentes, sem dúvida alguma, a Política e a Religião são os mais constantes e dividem a atenção do autor como marcas de momentos distintos, e por vezes simultâneos de sua vida. Na Política, sua dedicação à luta contra o sistema escravagista vigente e sua admiração, sã e fundada, pela forma monárquica de governo dominam seu discurso.

Minha Formação foi arquitetado para fisgar, segurar o leitor e não deixá-lo sair nem mesmo depois de concluída a leitura. Formado de capítulos curtos, que se concluem, mas que constroem uma ponte direta até o próximo, para não deixar que o leitor se perca ou precise voltar ao capítulo anterior para se situar, ou encontrar o fio da meada. Nem é preciso usar marcador de página porque é improvável que alguém perca onde parou.

Essas primeiras impressões são fruto de uma leitura inicial, de regozijo e sem tomada de notas, resumos ou fichamento. No entanto é indispensável que o livro seja lido pelos menos duas vezes, que as anotações necessárias sejam feitas, com o intuito de estudá-lo. No entanto isso só será possível após se recompor desse êxtase envolvente provocado pela primeira leitura.

Em breve aqui será postado a análise da obra. Dessa vez desprovida de tanta embriagues.